Esta receita foi enviada por

Sorvetão

Doces e Sobremesas › Sorvetão

Receita retirada do site Diga Maria.

Ingredientes:

Modo de fazer:

Numa panela de pressão coloque a lata de leite condensado e cubra-a com água. Leve a panela ao fogo médio. Quando iniciar a pressão, abaixe o fogo e cronometre 40 minutos. Desligue o fogo, aguarde a pressão cessar por completo, abra a panela, jogue fora a água quente e substitua por fria. Só abra a lata depois que estiver fria!
Em outra panela, misture o leite condensado cozido, o leite, as gemas e a essência de baunilha. Leve ao fogo baixo e misture sem parar até ficar bem consistente; cerca de 15 minutos. Reserve, deixando esfriar e vamos ao restante!
Bata as claras em neve e, ainda na batedeira, acrescente o açúcar. Bata um pouco mais, mas não muito, até as claras estarem firmes e brilhantes. Junte o creme de leite, o creme que estava reservado e as claras em neve, mexendo delicadamente até ficar homogêneo. Por último acrescente os alfajores picados e distribua pequenas porções do doce de leite.
Para servir temos duas opções. Se quiser porções individuais, distribua em taças de sobremesa, vede bem com filme plástico e leve ao congelador por no mínimo 12 horas. Na hora de servir, ou leve ao microondas por 7 segundos, ou coloque na geladeira quando começar o almoço. Se quiser um “sorvetão” com calda de chocolate, caramelize uma forma de pudim ou de bolo inglês. Misture 6 colheres de sopa de chocolate em pó em 6 colheres de água (ou 4 de água e 2 de rum) e disponha por cima do caramelo. Leve ao congelador por alguns minutos para firmar e despeje por cima o creme. Vede com filme plástico e leve ao congelador por no mínimo 12 horas. Na hora de servir, aqueça brevemente o fundo da forma direto no fogo e desenforme numa travessa.

Que tal mais algumas receitas para você se inspirar?