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Risoto de Shitake

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Mais uma segunda chegou e a Campanha Segunda Sem Carne continua.

Segunda passada já expliquei o motivo da campanha, então vamos falar da receita. Se você acha que risoto é um bicho de sete cabeças, esqueça. É muito fácil de preparar. E por quê de shitake? Porque o shitake é nutritivo, rico em proteínas e aminoácidos. Estudos recentes provam que ele também fortalece o sistema imunológico, auxilía no controle da pressão arterial, reduz do nível de colesterol e inibi o desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.

E além de tudo isso, é muito delioso e combina muito bem com quiche de alho poró..

Ingredientes

Mode de fazer

Coloque para ferver a água com os 3 cubos de caldo de legumes ou um litro de caldo de legumes caseiro. Mantenha o caldo em fogo baixo.

Lave os shitakes, corte a base que os une e depois pique como preferir. Reserve.

Em outra panela, refogue 1 cebola picada em 2 colheres de azeite até ficar transparente. Adicione o arroz e deixe fritar por alguns segundos, mexendo sempre.
Adicione o vinho e mexa até evaporar. Em seguida coloque caldo até cobrir o arroz. Sempre que o nível do caldo baixar, adicione mais.

Em uma frigideira ,refogue o restante da cebola no azeite até ficar transparente. Acrescente os cogumelos e deixe fritar por 2 minutos. Coloque o shoyo e deixe cozinhar por 3 minutos. Desligue o fogo e reserve.

Quando o arroz estiver cozido, após aproximadamente 20 minutos, coloque o shitake e o parmesão. Mexa bem. Desligue o fogo, esprema o limão no arroz. Misture bem. Sirva quente.

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