Esta receita foi enviada por

Pão Semi Integral de Linhaça

Acompanhamentos › Lanches › Micro-ondas e Light › Pão Semi Integral de Linhaça

Pão Semi Integral de Linhaça

Pão Semi Integral de Linhaça

Ingredientes

  • 1 tablete de fermento fresco para pães
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 3 colheres de sopa de linhaça dourada
  • 3 colheres de sopa de azeite ou óleo
  • 1 copo americano de água morna
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo branca
  • Farinha integral até dar ponto

Modo de preparo

  1. Fizemos todo o pão utilizando um multiprocessador, mas pode ser feito a mão sem problemas.
  2. Coloque no processador o fermento, o açúcar, o sal, o óleo, a água morna e a linhaça, misture ligeiramente. Coloque a farinha branca, ligue o processador e vá acrescentando aos poucos a farinha integral até que dê ponto de massa lisa mas que ainda gruda um pouco nas mãos. Em uma superfície lisa e limpa, pode ser em cima da mesa, polvilhe farinha e despeje a massa. Sove a massa e vá polvilhando farinha conforme vai grudando nas suas mãos, sove por uns 5 minutos. Coloque em uma vasilha, passe papel filme e deixe descansar até dobrar de volume, aqui levou em torno de 2 horas, deixei a vasilha dentro do forno desligado para que não houvesse passagem de ar. Quanto mais quente estiver a temperatura do dia mais rápido seu pão crescerá.
  3. Quando o pão estiver crescido, separe em duas partes, modele os pães e coloque em formas untadas com óleo. Tampe com um pano de prato limpo e deixe crescer novamente até dobrar de volume.
  4. Pré aqueça o forno em 220 graus por uns 15 minutos, passado esse tempo coloque o pão no forno. Ele levará em torno de 40 minutos para assar.
  5. Para que a casca do pão não fique dura, retire o pão do forno e enrole ele em uma toalha de mesa ou pano grande para que ele fique bem abafado até amornar. Confesso que aqui comemos quentinho mesmo. Um dos pães nós aproveitamos para rechear com ricota, salame, azeitonas e cebolas para comermos quentinho e o outro assamos sem recheio, que é esse que aparece na foto. Espero que gostem e bom apetite!

Já nos segue no instagram?

Que tal mais algumas receitas para você se inspirar?