Esta receita foi enviada por

Cassata

Dia das Mães › Doces e Sobremesas › Cassata

Oi pessoal! Estou de volta aqui no Comida do dia desta vez para mostrar uma receita deliciosa e que sempre fez parte da minha vida. Esta cassata nada mais é do que um sorvete caseiro, fácil de fazer, sendo sempre sucesso garantido nas festas. Os sabores são baunilha e chocolate, podendo decorar com calda de chocolate e caramelo por cima e finalizar com cerejas, compondo uma linda apresentação.Serve de 12 a 14 pessoas. Espero que gostem!

Ingredientes:

(para 2 camadas de chocolate)

Modo de preparo:

Bata no liquidificador todos os ingredientes da camada de chocolate, exceto a clara. Leve a mistura ao fogo brando, mexendo sempre até dar um ponto de papa. É importante lembrar que deve mexer o tempo todo para que não empelote e fique com pedacinhos. Tem que ficar um creme liso e macio. Divida o creme em duas partes. Deixe esfriar (eu desligo o fogo e ficando mexendo bastante para esfriar mais rápido) e enquanto isso bata as claras em neve. Coloque metade das claras em neve em cada vasilha e misture delicadamente com uma espátula.

Faça o mesmo processo com os ingredientes da camada de baunilha, mas essa não precisa dividir em duas partes.

Coloque uma das metades em uma fôrma de anel (usamos aquelas de pudim grande – 25cm de diâmetro) ou a de sua preferência. Leve ao freezer. Após ela estar congelada (umas 3 horas), pode colocar a camada de baunilha e levar ao freezer novamente. Só depois de verificar que a camada de baunilha está congelada pode adicionar a última camada de chocolate. A cassata deve ser formada por: uma camada de chocolate, uma camada de baunilha no meio e outra camada de chocolate cobrindo.

Na hora de servir, retire no freezer e deixe descongelar um pouco em temperatura ambiente. Desenforme num prato grande, como um pudim e decore com cerejas e caldas de chocolate e caramelo. Fica fantástico! Sabor de sorvete e maravilhoso!

Que tal mais algumas receitas para você se inspirar?